MENU

Curso Brinca Bebé® – 6 aos 12 meses

CURSO BRINCA BEBÉ® - 6 AOS 12 MESES

As crianças crescem a brincar. O bebé, que ao nascer não tinha conhecimentos formais, transforma-se num ser activo que interage, interpreta, pensa, toma decisões, recorda e se torna cada vez mais autónomo.

O jogo dá ao bebé a oportunidade de tomar contacto com novas situações que lhe permitem explorar o mundo e encontrar novas formas de se relacionar com o mesmo: desenvolve os seus skills motores, sociais, cognitivos e emocionais.

Tão importante como aprender a cuidar das necessidades do bebé é aprender a brincar, pois é através do jogo que este se desenvolve. Sabe-se que os desenvolvimentos mais importantes ao nível do cérebro se completam até aos 24 meses, pelo que é no início de vida que, aproveitando a plasticidade cerebral dos bebés, podemos intervir.

Apresentação do programa Brinca Bebé®

Este programa destina-se a bebés entre 6 e os 12 meses. É composto por 8 aulas temáticas que se vão repetindo sequencialmente. Os bebés participam acompanhados de um adulto, que se prefere ser o pai ou a mãe.

As aulas têm uma duração de 45 minutos, sendo cerca de 20 minutos dedicados à partilha de informação sobre o desenvolvimento individual de cada bebé, com vista a identificar a etapa de desenvolvimento em curso e orientar as actividades para cada bebé nessa semana; os restantes 20 minutos são dedicados a brincadeiras relacionadas com o tema dessa semana.

O objectivo do observatório é criar expectativas de comportamento nas mães, e ajudar assim ao desenvolvimento esperado do bebé.

Objectivos

Este programa tem por objectivo criar condições para que a sintonia mãe e filho possa crescer e desenvolver-se. Visa igualmente mostrar as competências do bebé, propondo jogos e brincadeiras que possam fazer-se em casa e que permitam interagir de forma proveitosa para ambos. Propõe-se ainda promover uma melhor comunicação mãe e bebé, através do jogo.

Estrutura das aulas

  • Início da Aula – Acolhimento
    Os participantes sentam-se em roda e partilham uma “novidade da semana” (esta semana a minha filha fez…). Objectivo: fazer os pais reparar nos progressos do bebé; identificar a etapa de desenvolvimento em curso; sugerir actividades para auxiliar a aquisição dessa etapa.
  • Convite
    Convite para brincar – rotina que convida à brincadeira, e que marca o início da actividade, através de uma cantiga.
  • Actividade
    É desenvolvida a actividade da semana, consoante o tema da mesma.
  • Observatório
    Em todas as aulas é utilizada uma grelha de desenvolvimento e dão-se informações sobre os milestones a atingir em cada idade.
  • Despedida
    Dança de despedida, com os bebés ao colo, que marca o fim da actividade.
  • Fim da Aula

 

Temas das aulas

  • Aula 1: os meus amigos bebés – socialização
    Processos de socialização e brincadeiras com outros bebés. Imitação e interacção. Observação e cópia de comportamentos. Rudimentos da marcha.
  • Aula 2: lanternas – actividades calmantes
    Usar o espelho com o bebé e estimular a capacidade visual através do uso de lanternas e da projecção de estrelas na parede.
  • Aula 3: a leitura – actividades cognitivas
    Ler uma história. Aprender a ler para bebés. A escolha de histórias. Entoação, colocação de voz e interpretação do texto. Codificação da linguagem: objecto real – representação visual – som.
  • Aula 4: estímulos visuais – recolha de informação e observação
    Brincar com um pára-quedas colorido gigante e estimular a capacidade visual. Estimular a parte motora suspendendo o bebé e baloiçando-o.
  • Aula 5: brincadeiras com bola de praia – actividades estimulantes
    Movimentos com bolas de praia; usar as bolas de Pilates para baloiçar o bebé; baby football em roda.
  • Aula 6: canções infantis – estímulos auditivos
    Traga uma cantiga para partilhar connosco e surpreenda o seu bebé, cantando-lhe. Não precisa de ser afinada!
  • Aula 7: sons
    Usar os sons para contar histórias e captar a atenção do bebé.
  • Aula 8: Longe e perto
    Brincadeiras de longe e perto. Ansiedade ao estranho e ansiedade de separação: o que é, como se observa e como proceder.

Todos os Sábados

Frequência: 1 x semana
Duração de cada aula: 45 min
Valor mensal: 35 € (mensalidade a 30 dias)
Requisitos: Bebés entre 6 e 12 meses

error: Os conteúdos deste site estão protegidos!