MENU

Yoga

YOGA PARA GRÁVIDAS

O yoga praticado durante a gravidez baseia-se em asanas (posturas) do Hatha Yoga clássico adaptados para a gravidez. Praticam-se ainda exercícios específicos para a gravidez e preparação para o parto e trabalhamos também a respiração, relaxamento, meditação, mantras (som) e mudras (gesto).

Uma aula “tipo” inicia-se com um aquietamento mental (concentração e foco na postura e na verticalidade da coluna vertebral) e aquecimento (físico e respiratório). Posteriormente, trabalham-se os asanas. A parte final da aula é reservada ao trabalho da respiração e relaxamento.

A prática é sempre adaptada às necessidades de cada mulher e às suas questões específicas (e.g. dor ciática, azia, etc.) O yoga para grávidas acompanha as mudanças constantes de cada fase da gravidez e, por isso, os asanas (posturas) praticados, e exercícios são adaptados a cada trimestre da gravidez.

A prática é suave, fluída (não apenas baseada em asanas estáticos), e normalmente acompanhada pela respiração.

Para mulheres já com prática de yoga, é natural que o yoga praticado durante a gravidez seja sentido como bastante diferente. Não se praticam um conjunto de asanas (e.g. pachimotanasana, posições invertidas), não se realizam bandhas (Mula Bandha, Jalandhara Bandha ou Uddhiana bandha) nem retenção da respiração. O tempo de permanência em cada postura é muito reduzido, em comparação com o yoga clássico e realizam-se exercícios dinâmicos, com movimento, e a pares. De facto, o objectivo da prática neste período é a preparação do corpo para a gravidez e as suas mudanças e a criação de um vinculo afectivo ao bebé. A componente mais espiritual da prática do yoga é canalizada para a relação mãe-bebé.

icone_formador
FORMADOR
Professora Margarida Pereira

 

Horários

SEGUNDA: 12:00 – 13:00

Grupos: Máximo 10 pessoas
Duração das aulas: 55 min
Material necessário: Roupa desportiva e uma toalha de rosto. Não é necessário calçado (fará a aula de meias ou descalça)

error: Os conteúdos deste site estão protegidos!