MENU

Avaliação do períneo no Pós Parto

AVALIAÇÃO DO PERÍNEO NO PÓS PARTO

O Pavimento Pélvico, habitualmente chamado de períneo, é o conjunto de músculos inseridos na base da pélvis que têm como funções o suporte dos órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto), a defecação, a micção e a função sexual.

A gravidez e o parto são períodos na vida da mulher onde o risco de disfunções do pavimento pélvico aumenta, entre elas a perda de urina, a dificuldade em controlar a urgência para urinar e o aumento da mobilidade dos órgãos pélvicos. Estas situações estão associadas à diminuição da força dos músculos períneo.

Deve fazer avaliação se passou recentemente por uma gravidez e parto, e sobretudo se:

  • Não tem a certeza se está a contrair de forma correcta;
  • Tem perda involuntária de urina ou de gases;
  • Sente peso ou pressão ao nível vaginal;
  • Tem dor durante a relação sexual;
  • Tem episódios de urgência para urinar;
  • Vai mais do que 8 vezes por dia ao WC urinar;
  • Está a pensar voltar à sua actividade física de forma regular.

Grande parte destas situações pode ser melhorada ou resolvida com ensinamentos simples. A avaliação do períneo feita por um Fisioterapeuta especializado no pavimento pélvico, deve ser realizada antes de retomar a prática de exercício e/ou após a consulta de revisão de parto. Esta consulta consiste na avaliação da força, tensão muscular, sensibilidade e mobilidade dos órgãos internos, de forma a estabelecer um plano de exercícios adequado a cada situação. Em simultâneo são dadas estratégias de alterações de estilo de vida (hábitos de micção e defecação, higiene..) e correção das situações desencadeadoras de perda de urina ou mobilidade (tosse, espirro…).

GRAVIDEZ

O Pavimento Pélvico, habitualmente chamado de períneo, é o conjunto de tecidos moles (músculos, ligamentos, fáscias) que se inserem na base da pélvis e participam nas funções de suporte dos órgãos internos, continência e fisiologia da micção, evacuação e função sexual. São também importantes durante o trabalho de parto: ter a consciência de como contrair e relaxar a musculatura do pavimento pélvico poderá contribuir para facilitar o parto.

Devemos ter presente que durante a gravidez, o pavimento pélvico sofre alterações pelo aumento do peso que suporta (bebé, placenta e líquido amniótico), bem como pelas modificações posturais e hormonais que se verificam na mulher grávida, e que podem originar disfunções tanto durante a gravidez como a seguir ao parto.

Nesta consulta vamos tentar perceber como está a função do pavimento pélvico, postura, respiração e sintomatologia.

Será feito o ensino da massagem do períneo, integrada num conjunto de estratégias para facilitar o parto, estratégias comportamentais e também treino do pavimento pélvico adaptado a cada grávida.

A Fisioterapia está associada ao contacto presencial e manual, com o utente. Esse é sem dúvida um componente importante de trabalho, mas, a informação, conselhos, ensino e exercício são também pilares da nossa intervenção e é isso queremos manter por videochamada.

PÓS PARTO

O Pavimento Pélvico, habitualmente chamado de períneo, é o conjunto de tecidos moles (músculos, ligamentos, fáscias) que se inserem na base da pélvis e participam nas funções de suporte dos órgãos internos, continência e fisiologia da micção, evacuação e função sexual.

Durante a gravidez, o pavimento pélvico esteve sob grande tensão pelo peso do bebé, da placenta e líquido amniótico, bem como pelas alterações posturais e hormonais que se verificam na mulher grávida. O parto (vaginal ou cesariana) pode condicionar também alterações a nível da ativação da musculatura perineal (fraqueza ou hiperatividade muscular) que podem conduzir a algumas disfunções do pavimento pélvico.

Nesta consulta vamos tentar perceber como está a função do pavimento pélvico, postura, respiração e sintomatologia.

No pós parto, será feito o ensino da massagem/mobilização da cicatriz (cesariana ou perineal), treino dos músculos do pavimento pélvico adaptado a cada mulher, conselhos sobre a diástase e estratégias comportamentais.

A Fisioterapia está associada ao contacto presencial e manual, com o utente. Esse é sem dúvida um componente importante de trabalho, mas, a informação, conselhos, ensino e exercício são também pilares da nossa intervenção e é isso queremos manter por videochamada.

Neste espaço todos os clientes dos Cursos de Preparação para o Parto do Centro poderão igualmente beneficiar das suas consultas gratuitas com Enfermeiras Especialistas em Obstetrícia e Saúde Materna neste novo e moderno espaço, criado de raiz a pensar não só no bem estar de mamãs e papás mas também dos seus bebés.
 
Conheça melhor as diversas áreas:
 
Thanks!

Utilize o seguinte formulário para falar com a equipa do Centro. Obrigado!

Os dados recolhidos, serão utilizados exclusivamente para prestar as informações comerciais dos serviços solicitados. Os dados recolhidos serão arquivados por um prazo de 3 meses, sendo posteriormente apagados dos servidores do Centro Pré e Pós Parto. Para mais informações leia a política de privacidade do Centro Pré e Pós Parto

Poderá solicitar qualquer esclarecimento por e-mail para dpo@preeposparto.com ou via postal para Rua José da Costa Pedreira Nº12, 1750-130 Lisboa

error: Os conteúdos deste site estão protegidos!
Real Time Analytics