MENU

Reabilitação do períneo

REABILITAÇÃO DO PERÍNEO

A Fisioterapia em Uroginecologia, consiste essencialmente no tratamento e prevenção das disfunções da musculatura do Pavimento Pélvico, dentro das quais se destaca principalmente a Incontinência Urinária, embora também possa ser causa de incontinência fecal, prolapso dos órgãos pélvicos, dor e disfunções sexuais (BO K, 2006).

A fisioterapia proporciona a reeducação perineal e abdominal, em conjunto com uma reeducação da estática lombo-pélvica.
Os tratamentos consistem no aumento da percepção corporal e consciencialização da musculatura do pavimento pélvico não só através do ensino ao utente (abordagem comportamental com diário miccional, por exemplo), mas também através da realização de um trabalho proprioceptivo e de força dos mesmos músculos por meio da electroterapia, biofeedback e trabalho manual (através da palpação digital vaginal), associados ao treino dos músculos do pavimento pélvico.
Em algumas situações específicas é também necessário eliminar aderências/fibroses (p.ex., cicatriz da episiotomia) e tratar zonas dolorosas (por exemplo, através da massagem intra-vaginal de Thiele e tratamento de pontos dolorosos pavimento pélvico, respectivamente).

Estes tratamentos são indicados para todo o tipo de utentes abrangidos pela área de uroginecologia, nomeadamente: situações de gravidez (desde o pré ao pós-parto); mulheres de todas as idades; mulheres que praticam desportos de alto impacto (trampolins, basquetebol, entre outros), entre outros.

São tratamentos individuais ou de grupo em classe de pavimento pélvico, mediante os resultados da avaliação perineal inicial

GRAVIDEZ

O Pavimento Pélvico, habitualmente chamado de períneo, é o conjunto de tecidos moles (músculos, ligamentos, fáscias) que se inserem na base da pélvis e participam nas funções de suporte dos órgãos internos, continência e fisiologia da micção, evacuação e função sexual. São também importantes durante o trabalho de parto: ter a consciência de como contrair e relaxar a musculatura do pavimento pélvico poderá contribuir para facilitar o parto.

Devemos ter presente que durante a gravidez, o pavimento pélvico sofre alterações pelo aumento do peso que suporta (bebé, placenta e líquido amniótico), bem como pelas modificações posturais e hormonais que se verificam na mulher grávida, e que podem originar disfunções tanto durante a gravidez como a seguir ao parto.

Nesta consulta vamos tentar perceber como está a função do pavimento pélvico, postura, respiração e sintomatologia.

Será feito o ensino da massagem do períneo, integrada num conjunto de estratégias para facilitar o parto, estratégias comportamentais e também treino do pavimento pélvico adaptado a cada grávida.

A Fisioterapia está associada ao contacto presencial e manual, com o utente. Esse é sem dúvida um componente importante de trabalho, mas, a informação, conselhos, ensino e exercício são também pilares da nossa intervenção e é isso queremos manter por videochamada.

PÓS PARTO

O Pavimento Pélvico, habitualmente chamado de períneo, é o conjunto de tecidos moles (músculos, ligamentos, fáscias) que se inserem na base da pélvis e participam nas funções de suporte dos órgãos internos, continência e fisiologia da micção, evacuação e função sexual.

Durante a gravidez, o pavimento pélvico esteve sob grande tensão pelo peso do bebé, da placenta e líquido amniótico, bem como pelas alterações posturais e hormonais que se verificam na mulher grávida. O parto (vaginal ou cesariana) pode condicionar também alterações a nível da ativação da musculatura perineal (fraqueza ou hiperatividade muscular) que podem conduzir a algumas disfunções do pavimento pélvico.

Nesta consulta vamos tentar perceber como está a função do pavimento pélvico, postura, respiração e sintomatologia.

No pós parto, será feito o ensino da massagem/mobilização da cicatriz (cesariana ou perineal), treino dos músculos do pavimento pélvico adaptado a cada mulher, conselhos sobre a diástase e estratégias comportamentais.

A Fisioterapia está associada ao contacto presencial e manual, com o utente. Esse é sem dúvida um componente importante de trabalho, mas, a informação, conselhos, ensino e exercício são também pilares da nossa intervenção e é isso queremos manter por videochamada.

Neste espaço todos os clientes dos Cursos de Preparação para o Parto do Centro poderão igualmente beneficiar das suas consultas gratuitas com Enfermeiras Especialistas em Obstetrícia e Saúde Materna neste novo e moderno espaço, criado de raiz a pensar não só no bem estar de mamãs e papás mas também dos seus bebés.
 
Conheça melhor as diversas áreas:
 
Thanks!

Utilize o seguinte formulário para falar com a equipa do Centro. Obrigado!

Os dados recolhidos, serão utilizados exclusivamente para prestar as informações comerciais dos serviços solicitados. Os dados recolhidos serão arquivados por um prazo de 3 meses, sendo posteriormente apagados dos servidores do Centro Pré e Pós Parto. Para mais informações leia a política de privacidade do Centro Pré e Pós Parto

Poderá solicitar qualquer esclarecimento por e-mail para dpo@preeposparto.com ou via postal para Rua José da Costa Pedreira Nº12, 1750-130 Lisboa

error: Os conteúdos deste site estão protegidos!
Real Time Analytics