MENU

Nutrição na Diabetes Gestacional

GRAVIDEZ - DIABETES GESTACIONAL

A diabetes gestacional assim como os demais tipos de diabetes (diabetes tipo I e tipo II) tem vindo a aumentar, chegando a ser um dos principais problemas que ocorrem na gravidez. Na maioria das vezes, ocorre da incapacidade funcional do organismo em compensar a aumentada resistência à insulina (fisiológica) que ocorre na gravidez.

A glicose é a fonte energética preferencial do feto, constantemente captada por ele em velocidade crescente para atender as exigências do seu crescimento.

Como não há passagem da insulina materna para o feto, a partir da 12ª semana gestacional o feto sintetiza a sua própria insulina para poder utilizar a glicose. É fundamental que a glicemia adequada da mãe seja mantida sob controle.

Quando não tratada a diabetes gestacional aumenta o risco de morbimortalidade perinatal, o risco de desencadeamento da obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares na vida adulta. Portanto, o equilíbrio nutricional e um comportamento alimentar que mantenham uma alimentação regular a cada 2,5 horas em média, com pouca quantidade em cada uma, e principalmente, com a presença regular de fibras solúveis e insolúveis, como frutas e cereais integrais, são fundamentais para evitar tanto a hiperglicémia quanto a hipoglicémia.

icone_formador
FORMADOR RESPONSAVEL PELO SERVIÇO
Drª Andreia Revez e Drª Sara Romeiro

 

Sabia que

O risco de nascimentos pré-termo está aumentado em gestações precedidas de diabetes pré-gestacional.
O controlo glicémico é o único factor modificável

Jain S, e tal. Biol Trace Elem Res. 2009 Jun 23

Neste espaço todos os clientes dos Cursos de Preparação para o Parto do Centro poderão igualmente beneficiar das suas consultas gratuitas com Enfermeiras Especialistas em Obstetrícia e Saúde Materna neste novo e moderno espaço, criado de raiz a pensar não só no bem estar de mamãs e papás mas também dos seus bebés.
 
Conheça melhor as diversas áreas:
 
Thanks!

Utilize o seguinte formulário para falar com a equipa do Centro. Obrigado!

Os dados recolhidos, serão utilizados exclusivamente para prestar as informações comerciais dos serviços solicitados. Os dados recolhidos serão arquivados por um prazo de 3 meses, sendo posteriormente apagados dos servidores do Centro Pré e Pós Parto. Para mais informações leia a política de privacidade do Centro Pré e Pós Parto

Poderá solicitar qualquer esclarecimento por e-mail para dpo@preeposparto.com ou via postal para Campo Grande, nº2 Rc. Dt. 1700-092 Lisboa

error: Os conteúdos deste site estão protegidos!
Real Time Analytics