MENU

Osteopatia Pediátrica

Consulta de Fisioterapia e Osteopatia Online

Quando um bebé nasce passa de um ambiente estável e homogéneo onde tudo é provido pela mãe através da placenta e cordão umbilical, para um ambiente completamente novo onde encontra a difícil tarefa de se adaptar a diferentes sons e luzes, mudanças de temperatura, desconforto ou dores proveniente de cólicas, entre outros. Durante o parto são libertadas várias hormonas de stress que vão permitir que o bebé se consiga adaptar à vida extra-uterina. Os primeiro meses podem ser muito desafiantes para um recém-nascido e a consulta de osteopatia ajuda o bebé a encontrar o seu equilibrio e homeostasia.

Tanto na vida intra-uterina como no momento do parto o bebé pode estar mal posicionado ou ser sujeito a algumas pressões/tensões excessivas sobre a sua estrutura musculo-esquelética, em particular sobre o crânio, traduzindo-se numa lesão osteopática. Na maioria dos casos existe em algum momento uma perda de mobilidade de algum dos tecidos, em especial no crânio do bebé, que podem dar origem a alguns sintomas que são bastante comuns, mas que não são normais, como por exemplo, o refluxo excessivo ou obstipação do recém nascido.

Uma tensão excessiva e anormal sobre nervos que saem da base do crânio e que são responsáveis pela digestão, deglutição e pelo tónus dos músculos do pescoço do bebé podem causar cólicas, refluxo, torcicolos, falta de sono, alterações de humo, etc.

Estas lesões osteopáticas podem ocorrer devido a um parto demasiado longo, parto instrumentalizado, mau posicionamento intrauterino, utilização de ventosas ou forceps, gravidez gemelar, período de gravidez com algum tipo de complicação, etc.

Quando consultar um osteopata para o seu bebé?

  • Torcicolo
  • Plagiocefalia – “Cabeça Plana”
  • Assimetrias do crânio e face
  • Transtornos digestivos: regurgitação (refluxo), cólicas, hérnias de hiato, gazes, diarreias, obstipação, dificuldades de sucção e na amamentação
  • Problemas respiratórios
  • Transtornos no sono e no adormecer: agitação e nervosismo
  • Partos com utilização de ventosas, fórceps ou cesarianas
  • Transtornos Otorrinolaringologia – Otites; canal lacrimal
  • Check-up pós parto – ajuda o recém-nascido a encontrar o seu equilíbrio

Durante este período de isolamento social não podemos deixar de dar o devido acompanhamento aos bebés que poderão necessitar da nossa consulta de Fisioterapia e Osteopatia Pediátrica.  Nesse sentido o centro disponibiliza uma consulta em formato livestreaming para os pais e bebés que continuam a necessitar dos nossos serviços. É uma consulta onde será feito um diagnóstico através da observação do bebé e de uma extensa anamnese/entrevista aos pais.  Em função do que for identificado pelo Osteopata serão realizadas manobras exemplificativas para que os pais possam aplicar aos seus bebés, como por exemplo, um simples alongamento, uma lavagem nasal  ou uma massagem numa zona específica do bebé. Quando necessário serão dadas orientações de correção postural do bebé que pode estar a influenciar os sintomas que este apresenta ou para corrigir uma assimetria no crânio. Serão dadas todas as orientações necessárias até ser possível realizar uma consulta presencial quando necessário.

Esta consulta está indicada para a generalidade das situações clínicas do tratamento osteopático como por exemplo para bebés com bronquilites com indicação para realizar cinesioterapia respiratória, bebés que apresentem torcicolo congénito ou adquirido nos meses após o parto, bebés que apresentem assimetrias da cabeça , bebés com refluxo, cólicas, sendo que o tratamento manual será realizado como complemento assim que se tornar possível.

De que forma é feita esta consulta?

  •  Por videochamada onde através de uma anamnese e observação do bebé através de vídeo seja possível diagnosticar (dentro do possível) a patologia que o bebé apresenta
  • Serão tiradas todas as dúvidas aos pais;
  • Serão exemplificadas manobras que os pais podem executar com os seus bebés  (no caso da fisioterapia respiratória será exemplificado a limpeza do nariz e as manobras que podem fazer na caixa torácica, bem como, todos os outros conselhos / no caso dos torcicolos, plagiocefalias e outras assimetrias do crânio serão exemplificados os alongamentos que podem fazer com os seus bebés e os conselhos de posicionamento dos bebés.

 

Deverá ser feito acompanhamento por mensagem  e videochamada gratuita e aconselhamento de consulta presencial assim que for possível.

Neste espaço todos os clientes dos Cursos de Preparação para o Parto do Centro poderão igualmente beneficiar das suas consultas gratuitas com Enfermeiras Especialistas em Obstetrícia e Saúde Materna neste novo e moderno espaço, criado de raiz a pensar não só no bem estar de mamãs e papás mas também dos seus bebés.
 
Conheça melhor as diversas áreas:
 
Thanks!

Utilize o seguinte formulário para falar com a equipa do Centro. Obrigado!

Os dados recolhidos, serão utilizados exclusivamente para prestar as informações comerciais dos serviços solicitados. Os dados recolhidos serão arquivados por um prazo de 3 meses, sendo posteriormente apagados dos servidores do Centro Pré e Pós Parto. Para mais informações leia a política de privacidade do Centro Pré e Pós Parto

Poderá solicitar qualquer esclarecimento por e-mail para dpo@preeposparto.com ou via postal para Rua José da Costa Pedreira Nº12, 1750-130 Lisboa

error: Os conteúdos deste site estão protegidos!
Real Time Analytics