Curso
Quando a contracepção passa por um comprimido, um implante, um diafragma, um dispositivo intra-uterino, um preservativo, ou uma cirurgia, a mensagem subjacente é “Não se preocupe. Não pense mais nisso”.
“Fertilidade Consciente, Contracepção Inteligente” vem deixar-lhe o desafio: “Preocupe-se. Pense nisso”.
Um workshop que lhe abre horizontes de opção, entre a fertilidade vivida e a fertilidade anulada.
A fertilidade consciente constitui-se como um instrumento de autodeterminação reprodutiva, tendo em vista a gravidez ou a contracepção, em respeito pela própria fisiologia da reprodução e da sexualidade do casal. Assume-se ainda como responsabilidade partilhada e factor propiciador do enriquecimento da sexualidade.
FORMADORA
Sílvia Roque Martins. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses. Casada, mãe de dois filhos. 41 anos.
Foi a maternidade, e não a formação académica, que a impeliu ao envolvimento com as causas da gravidez, parto, amamentação e contracepção.
Assim, começou por participar na elaboração do documento de consenso “Pelo Direito ao Parto Normal – uma Visão Partilhada”, sob os auspícios da Direcção-Geral da Saúde. Mais tarde esteve envolvida no “Movimento Nascer Melhor”, acabando por assumir na primeira pessoa o activismo na defesa dos direitos humanos na gravidez e parto, com a criação do “Projecto Mal Me Quer”.
Porque a gravidez, parto, amamentação e contracepção são um contínuo, o aprofundamento de conhecimentos nestas áreas aconteceu quer pelo estudo do FAM – Fertility Awareness Method – quer pela frequência de cursos específicos, como aconteceu com a formação em “Aconselhamento de Aleitamento Materno & Código Internacional de Marketing de Substitutos de Leite Materno” e o “II Curso de Doula BioNascimento”.
A escassez de formação e conhecimento específico na área da “Fertilidade Consciente” levou-a um trabalho de divulgação, sob a forma de Workshops, que acontecem desde 2011.
Programa
- 10h00 – Recepção aos participantes
- 10h15 – O que é a Contracepção “Natural”? – Diversos métodos contraceptivos em perspectiva
- 11h15 – Fisiologia do ciclo de fertilidade feminina
Fisiologia do ciclo de fertilidade masculina - 12h15 – Fertilidade combinada – 1+1=1
- 12h30 – Fertilidade inteligível e consciente, contracepção inteligente
- 13h00 – Intervalo para almoço
- 14h00 – Indícios de fertilidade
Observação, registo e interpretação combinada de indícios de fertilidade - 15h30 – Ciclo circadiano e indícios de fertilidade
- 16h30 – Condicionalismos da monitorização da fertilidade
- 17h00 – Circunstâncias especiais na interpretação de indícios de fertilidade – LAM e PBI
- 17h300 – Contracepção – Assunto de mulheres?
Novos horizontes da sexualidade - 18h00 – Partilha de contactos e meios de apoio tendo em vista o uso do “Método da Fertilidade Consciente”
- 18h15 – Encerramento
Próximo Curso
DIA
a anunciar
HORA
DURAÇÃO
8 horas
VALOR
15€/pax
Notas
Valor: 25 € (Inclui Termômetro que será utilizado ao longo da formação bem como todo o material de apoio.)
Comments are closed.